Apresentação

Apresentação

São José Marello, uma vida exemplar e edificante
Apresentação
 
Dois motivos levaram-me a organizar um determinado número de fatos e acontecimentos enfocados em algumas particularidades da vida de São José Marello. O primeiro foi um pedido de José Leite, um leigo que sempre comungou com a espiritualidade josefino-marelliana e com a Congregação dos Oblatos de São José, que ao ouvir-me falar sobre alguns aspectos importantes e até curiosos do nosso Fundador, incentivou-me para que disponibilizasse por escrito tudo o que sabia de dados históricos e curiosos de Dom Marello. Acatei esse pedido e, ao debruçar-me sobre as fontes para encontrar todas as informações que achava interessante, deparei-me com a riqueza e a variedade de exemplos que Marello e a Congregação por ele fundada nos proporcionam. O segundo foi que São José Marello sendo canonizado pelo Papa João Paulo II em novembro de 2001, tornou-se um patrimônio de toda a Igreja e que, portanto precisa ser um santo para ser amado, venerado por todos os católicos, mas para isso ele precisa ser mais conhecido, principalmente, pela ampliada família josefina formada pelos Oblatos, pelas Oblatas, pelos formandos e formandas desta família religiosa e por todos os leigos e leigas josefinos.
 
Na verdade, existe um significativo número de livros e biografias de Marello, contudo, quase todos estão em língua italiana, o que dificulta a leitura para os que não conhecem essa língua. Além do mais, praticamente todos os materiais a respeito deste nosso santo são extensos e abordam os assuntos com bastante amplificação o que, não raro, tornam-se pesados para aqueles que gostariam de conhecer a figura do nosso Santo de maneira mais satisfatória e sem a abordagem contida nas exigências de uma obra literária.
 
No decorrer da garimpagem destas pérolas contidas na vida de Dom Marello e de sua Congregação, percebi que estas não podem ficar escondidas ou despercebidas para os que o amam e amam a sua Congregação. Pincelar esses detalhes preciosos serviu-me para reafirmar ainda mais a minha convicção do que ele mesmo usava afirmar: “é preciso que nos exaltemos nos grandes modelos e depois comecemos a agir”.
 
É fato incontestável a admiração que recebem das mais variadas categorias de pessoas os grandes Santos que abalaram o mundo com suas vidas e exemplos, o que indica que os valores por eles transmitidos continuam, apesar de tudo, atuais e válidos para o nosso mundo. Pois bem, a Igreja com a sua preciosa pedagogia não cessa de revelar continuamente novos modelos, que forjados na sua incomparável missão de fidelidade ao seu mestre, se apresentam como ícones de santidade. Um destes Santos é São José Marello que apresentamos delineado nos enfoques de sua vida relativamente breve, mas intensa de sentido.
 
O meu desejo é que os exemplos de vida por ele vivenciados e aqui apresentados, numa maneira condensada, se tornem valorosos meios de edificação para você leitor, a fim de que os seus ensinamentos comprovem a verdade que o próprio ele ensinou ao dizer que “As obras dos Santos, que os séculos têm respeitado, foram sempre marcadas pelo selo da simplicidade”.


Apucarana, 12 de junho de 2009
30º Aniversário da Proclamação das Virtudes Heróicas
de São José Marello pelo Papa Paulo VI
Pe. José Antônio Bertolin, OSJ